Perguntas Frequentes

O que é um carregamento rápido e quanto tempo demoro a carregar o meu veículo elétrico?
O carregamento rápido usa uma maior intensidade elétrica e o fornecimento de energia é feito em corrente contínua, o que produz uma potência de saída na ordem dos 50 kW. Do ponto de vista do utilizador, esta solução assemelha-se aos seus hábitos atuais de abastecimento de combustível para um veículo com motor a combustão.
Em média, um carregamento deste tipo permite carregar 100 quilómetros em 20 minutos.
Qual a diferença entre um carregamento rápido e um carregamento normal?
Um carregamento normal é realizado com uma corrente alternada monofásica, a uma potência máxima entre 3,7kW e 7,2 kW. Já o carregamento rápido utiliza corrente contínua, a uma potência máxima de 50 kW.
Posso carregar o meu veículo nas principais estradas do país? E em Espanha?
Um dos principais objetivos do projeto CIRVE_PT é aumentar o número de postos de carregamento nas principais vias de comunicação de toda a Península Ibérica, através de um projeto irmão, a decorrer em Espanha, em simultâneo. No total, serão instalados 58 postos de carregamento rápido, 18 dos quais em Portugal.
Quais são os objetivos europeus relativamente à instalação de postos de carregamento nas principais estradas?
De acordo com a ACEA (Associação Europeia de Construtores Automóveis), Portugal é o quarto melhor país europeu em número de postos de carregamento por 100 quilómetros de estradas do país. Um estudo sobre a transição para a mobilidade elétrica na Europa, feito no final de 2020, revela que Portugal tinha, em média, 14,9 postos de carregamento por cada 100 quilómetros de estrada existentes.
Atualmente, a rede Mobi.E integra mais de 4.000 tomadas, sendo mais de 1.950 os postos de carregamento disponíveis em todo o país, incluindo Açores e Madeira.
Segundo este relatório da ACEA, a redução de 55% nas emissões de gases poluentes exigida para 2030 requer que haja um reforço bastante significativo da infraestrutura de carregamento em toda a Europa, apontando para a necessidade de existirem cerca de seis milhões de pontos de carregamento.
Que medidas está a União Europeia a tomar, no sentido de facilitar a circulação de veículos elétricos entre os vários países?
O Programa Connecting Europe Facility (CEF) é um instrumento de financiamento essencial da União Europeia para promover o crescimento, o emprego e a competitividade, através de um investimento numa infraestrutura específica a nível europeu. O programa apoia o desenvolvimento de redes transeuropeias de elevado rendimento, sustentáveis e interligadas de forma eficiente nos domínios dos transportes, energia e comunicações.