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O projeto CIRVE tem como objetivo facilitar a utilização de veículos elétricos em toda a Europa

O futuro deste planeta, e as pessoas que nele habitam, dependem das nossas ações de hoje

As questões ambientais estão na ordem do dia. O futuro deste planeta, e as pessoas que nele habitam, dependem das nossas ações de hoje. A transição para a mobilidade elétrica é uma das respostas à urgência que o mundo tem para evitar que as emissões de gases poluentes aumentem ainda mais a temperatura do nosso planeta, cumprindo as metas do Acordo de Paris.

Nesse sentido, a Diretiva 2014/94/EU do Parlamento Europeu e do Conselho, de 22 de outubro de 2014, definiu um quadro comum de medidas para a implantação de infraestrutura para combustíveis alternativos na União Europeia, a fim de minimizar a dependência do petróleo. Dessas medidas, fazem parte a criação de redes de pontos de carregamento padronizados com acesso não discriminatório de veículos elétricos (VE), uma vez que a atual falta de interoperabilidade da infraestrutura de carregamento é a principal barreira para o desenvolvimento do mercado de VE.

O projeto CIRVE, que está a ser desenvolvido em Espanha, (cuja sigla corresponde a Corredores Ibéricos de Infraestruturas de Recarga Rápida de Veículos Elétricos), assenta no objetivo geral de fomentar a utilização de VE em toda a Europa, garantindo a sua acessibilidade de e para a Península Ibérica através de um quadro transfronteiriço totalmente interoperável.

Em Portugal, o CIRVE_PT prevê a implementação de 18 infraestruturas de carregamento rápido na rede rodoviária central e ao longo do corredor da Rede Central Atlântica, de forma a inserir a rede Mobi.E na Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T). Assim, os postos estarão localizados na A1, A6, A12 e A25 e nas suas proximidades.

Esta ação é articulada com o projeto irmão, que implantará em Espanha 40 pontos de carregamento ao longo do Corredor Atlântico e Mediterrâneo. A localização dos postos irá permitir a ligação Lisboa-Madrid-Irun-França e Porto-Valladolid-San Sebastian-França.

O projeto é coordenado pela MOBI.E, constituindo-se como parceiros portugueses o CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento – e a Galp.

Numa abordagem coerente e colaborativa, pretende-se ultrapassar a fragmentação da infraestrutura de carregamento de veículos elétricos provocada pela falta de pontos de carregamento nos principais corredores de ligação entre Portugal e Espanha, e de ambos, com a França.

Outro objetivo do projeto é garantir a interoperabilidade a nível nacional, transfronteiriço e da União Europeia, eliminando as barreiras ao acesso aos pontos de carregamento rápido, ou seja, tornar a rede universal à semelhança do que já se verifica em todo o território nacional.

Está ainda previsto, no âmbito deste projeto, estabelecer uma base de conhecimento exaustiva para uma utilização generalizada e significativa de veículos elétricos, que contribua para o crescimento sustentável da infraestrutura e atratividade dos serviços móveis elétricos para operadores e fornecedores de serviços.

EUROPA – CIRVE_PT | TRIMIS – European Commission